Esportes de aventura são os esportes que apresentam maior grau de risco e exposição físicos do praticante, devido às condições em que são praticados. Em sua maior parte são praticados na natureza, porém também há exemplos de esportes praticados em ambientes urbanos.
Algumas das principais atividades de aventura, que envolvem altura, são:
Tirolesa: cabo aéreo preso em dois pontos em desnível, por onde o praticante é deslocado, através de polias conectadas a uma cadeirinha (cinto)
Rapel: prática vertical com o uso de cordas e equipamentos de segurança, para a descida de vãos livres e paredões, entre outros locais. Técnica derivada do alpinismo.
Escalada: o principal objetivo da escalada é se subir em uma montanha, rocha, ou mesmo paredões de treino. Se utiliza de técnicas e movimentos do montanhismo.
O que as três técnicas acima possuem em comum, além da adrenalina e de benefícios como melhora da força muscular, controle da ansiedade e estímulo da autoconfiança? Todas exigem o uso de equipamentos de proteção para garantir a segurança e a diversão!
Os principais itens utilizados são:
Capacete: o uso do capacete é obrigatório em todas as atividades em altura. Mandatório seu uso não somente pelos praticantes, mas também pelos promotores.
Cadeirinha ou Cinto: é o equipamento que manterá o praticante preso à estrutura. Recomenda-se que as cadeirinhas utilizadas sejam do tipo cinto paraquedista, o que reforça a segurança.
Fitas ou cordas: Devem ser de resistência igual ou superior a 22Kn.
Mosquetão: o mais utilizado e recomendado em polias (roldanas) são os mosquetões ovais, por manterem a polia alinhada ao cabo de aço ou corda. O mosquetão pode ser automático (gatilho trava sozinho), diminuindo ou reduzindo a zero a possibilidade do mosquetão abrir sua tava com a vibração. Também existe o mosquetão oval de rosca, onde temos que rodar a rosca de fechamento para “travar”.
Polia: é o equipamento utilizado para “deslizar” no cabo de aço ou corda. Utiliza-se polias duplas para maior segurança nas descidas. Devem ser confeccionadas com rolamentos (polias rolamentadas) blindados, evitando assim a entrada de sujeira e o seu travamento.
Freios: os freios são projetados para dar segurança durante as subidas e descidas