KIT RESGATE
Toda operação de resgate requer uma ação rápida, precisa e muito eficiente. Geralmente sua implementação envolve vários profissionais que devem estar adequadamente treinados e capacitados para este tipo de atividade.
O domínio das técnicas de regate requer uma formação e treinamento específico.
Confirme através de um profissional a sua capacidade para executar as técnicas de resgate com segurança, antes de executá-las de forma autônoma.
Sempre considere que uma suspensão inerte em um cinturão de segurança, ainda que de curta duração, pode provocar problemas circulatórios graves (Síndrome de Suspensão Inerte).
Resgate no local
Antes da iniciação de qualquer tipo de trabalho, a empresa deve estabelecer um plano de prevenção de riscos, identificando as diferentes situações de risco:
Resgate técnico
As equipes de resgate técnico devem estar em condições de intervenção rápida em qualquer situação e de escolher o acesso à vítima mais rápido e eficiente.
No caso de acesso fácil à vítima através de meios motorizados, poderá se transportar o material de resgate de forma rápida e eficiente.
Já no caso de acesso mais difícil, podem se utilizar técnicas de acesso por corda por cima ou por baixo. Nestes casos é recomendável dispor de equipamentos leves e polivalentes.
Acesso à vítima
Quando o acesso é por cima devem se utilizar técnicas de descida por corda. Se houver uma corda de acesso instalada, os resgatistas podem subir por ela utilizando ascensores de punho e peitoral. Em outras situações, os resgatistas deverão utilizar técnicas de escalada para ter acesso à vítima.
Movimentação da vítima
Em um sistema de movimentação vertical, para levantar à vítima é preciso desmultiplicar seu peso através de um sistema de polias. Se o resgatista estiver sozinho, deverá reduzir a carga para diminuir o esforço. Se tiver ajuda, a desmultiplicação poderá ser menor e a intervenção poderá ser mais rápida.
Outra alternativa é movimentar à vitima por contrapeso, com o resgatista e a vítima posicionados em lados opostas da polia: o resgatista usa o peso de seu corpo como contrapeso permitindo que a vítima suba pela corda enquanto ele desce.
Evacuação da vítima
Na descida, a evacuação é realizada através de um descensor. Se a evacuação para baixo não for possível, a vítima poderá ser evacuada para cima (içada da vítima) ou na horizontal através de tirolesa com cordas.
OVAL ROSCA
D ROSCA - Rosca - Aço. Abertura 19 mm