Atende: ABNT NBR 15.836/2010 ABNT e a NBR 15.835/2010 e possui Certificação INMETRO em atendimento a NR6
O Cinturão paraquedista/abdominal Torino Light possui CA No 34.329
Apenas os cinturões possuem CA e no documento emitido pelo MTE pode ser vista a relação de Trava quedas e Talabartes utilizados juntamente com o cinturão. Essa determinação foi encaminhada pelo MTE quando da publicação da alteração da NR6 em dez de 2011 através da Portaria No 292, quando definiu-se que:
Anexo I
Item I – EPI PARA PROTEÇÃO CONTAR QUEDAS COM DIFERENÇA DE NÍVEL
I.1 CINTURÃO DE SEGURANÇA COM Dispositivo Trava queda
I.2 CINTURÃO DE SEGURANÇA COM TALABARTE (COM TALABARTE PARA PROTEÇÃO CONTRA QUEDA E COM TALABARTE PARA POSICIONAMENTO)
Os trava quedas e talabartes possuem Certificação INMETRO e são “citados” nos CA dos cinturões com os quais serão utilizados.
Fitas: confeccionadas em poliéster de alta tenacidade
Acolchoado: Thermo Form® na cintura, espaldar e perneiras - espuma de densidade progressiva, proporciona conforto e ventilação, evitando o acúmulo de umidade. Tecido Air Mesh – confeccionado em fibra sintética de alta resistência à tração e atrito - proporciona ventilação e toque macio.
Fivelas: conjuntos de fivelas duplas confeccionadas em aço estampado.
Anéis metálicos: confeccionados em aço estampado. Carga de ruptura: 22 kN.
Porta equipamentos (alças): Poliuretano termoplástico injetado com proteção UV – Carga máxima: 2 kg (NUNCA use este ponto para ancoragem. PERIGO DE MORTE!)
Anéis Porta materiais: material plástico – Carga máxima: 2 kg cada. Estes dois anéis permitem a conexão do Porta Ferramentas Ultra Safe cód. USS0013000
Todas as matérias primas utilizadas não contêm substâncias conhecidas ou suspeitas de provocar danos ao usuário.
Os anéis de posicionamento laterais localizados na cintura são pivotantes (180o), podendo ser posicionados para frente (para facilitar a conexão de talabartes) ou para trás (para facilitar o acesso a espaço confinado).
O anel ventral é de maior tamanho para facilitar a conexão de mais de um equipamento.
Para restrição e retenção de quedas em trabalhos realizados em altura, resgate, permanência em suspensão, posicionamento e movimentação vertical (subida e descida por corda).
Este cinturão foi desenhado para atender os procedimentos executados por trabalhadores em Acesso por Cordas, facilitando a conexão do ascensor peitoral, através de um dispositivo de conexão já instalado no cinturão. Outro diferencial deste cinturão é seu anel ventral de grande diâmetro, que aceita vários equipamentos conectados, como o talabarte Coda e um descensor ao mesmo tempo. Além desses benefícios, as fivelas de ajuste do peitoral estão direcionadas para baixo, facilitando a regulagem durantes trabalhos em suspensão.
Utilize o Sistema de fixação do Ascensor Peitoral: a fixação da parte inferior do ascensor deverá ser feita através de malha rápida tipo Delta de 8 mm. A parte superior deve ser fixada através da fita com fivela costurada no cinto. Consulte o manual do produto e o vídeo sobre “instalação e modo de utilização” deste produto.
É impossível imaginar ou listar todas as possíveis formas erradas de utilização, por isso somente as recomendações expressas no manual são permitidas. Para prolongar a vida útil e melhor utilizar este produto recomendamos ler, entender e seguir as instruções citadas abaixo.
RISCOS A INTEGRIDADE DO EQUIPAMENTO
Temperatura
Este produto deve ser utilizado em uma temperatura entre -40o C e + 80o C.
Cortes e abrasão
Evite atrito em superfícies abrasivas e arestas cortantes durante o uso;
Produtos químicos
Todos os produtos químicos, materiais corrosivos e solventes podem ser perigosos, pois podem reagir com a matéria prima do produto. Em caso de dúvida ou contato com os mesmos, comunique-se com o nosso Depto. Técnico.
Exposição a raios UV
Apesar da alta resistência do poliéster à ação dos raios UV, recomenda-se não deixar este equipamento exposto aos mesmos além do tempo necessário para o trabalho.
Queda e impactos importantes - Descarte
Não utilize mais este produto após uma queda ou um impacto importante: mesmo que não existam sinais externos visíveis, uma deformação pode restringir sua operação, ou é possível que um desgaste interno tenha ocorrido, reduzindo portanto sua resistência.
Escolha o tamanho adequado para seu tipo físico: o cinturão não poderá ficar muito pequeno ou com muita sobra de fitas.
Leia atentamente as instruções de uso constantes no manual do cinturão e assista ao vídeo explicativo do produto.
Siga o modo de vestir e ajuste corretamente o cinturão ao corpo sem deixar sobras, fitas soltas ou frouxas.
Utilize corretamente os pontos de ancoragem do seu cinturão. Atenção à marcação com a letra A para pontos de ancoragem contra queda, onde deverão ser conectados os talabartes contra queda e o trava quedas.
Para talabarte de posicionamento utilize sempre os dois pontos laterais do cinturão simultaneamente.
Utilize o ponto ventral APENAS para restrição, posicionamento ou descida. NUNCA utilize o ponto ventral como retenção de queda!
Consulte no manual os equipamentos compatíveis com seu cinturão.
Você só deve utilizar Cinturão paraquedista/abdominal Torino Light para a finalidade de proteção contra queda em altura, movimentação vertical ou horizontal, sempre que haja risco de queda.
O Cinturão paraquedista/abdominal Torino Light faz parte de um sistema de segurança, desta forma utilize sempre talabartes e trava quedas compatíveis.
Lembre-se, o talabarte ou trava queda, utilizado com Cinturão paraquedista/abdominal Torino Light, deve estar posicionado o mais alto possível em relação ao ponto de conexão deste ao cinto.
Leve em conta o comprimento do talabarte ou trava queda e a altura do ponto onde este estará ancorado. Alturas inferiores estão totalmente descartadas.
Observe a recomendação de Zona Livre de Queda que consta nesses dispositivos.
Considere SEMPRE a Zona Livre de Queda (ZLQ). Veja mais informações no manual do produto.
É imprescindível que o usuário preste atenção ao espaço livre mínimo necessário por debaixo dos pés, com o objetivo de evitar o choque contra a estrutura ou o solo em caso de queda.
A ZLQ deverá ser calculada somando-se a Distância entre a zona de contato do ponto de ancoragem na estrutura e a do conector ao cinturão, no caso do trava quedas considera-se o deslocamento deste na linha de vida (L1) + Altura aproximada do ponto de ancoragem ao cinturão e o pé do usuário (1,5m) + Altura de segurança entre o pé do usuário e o solo ou estrutura (1m). A ZLQ destes equipamentos está descrita nas suas especificações técnicas.
MANUTENÇÃO, MODIFICAÇÃO OU ALTERAÇÃO
Toda e qualquer modificação, alteração ou reparo sem anuência do fabricante são terminantemente proibidas, implicando no cancelamento da Garantia e isenção de responsabilidade da Empresa sobre o produto.
Não altere o seu equipamento, não marque com canetas, não fure ou corte partes, não utilize colas ou qualquer outro produto químico: você pode degradar a matéria prima causando riscos graves de acidente.
Na dúvida sempre consulte o fabricante.
Sim, você poderá inspecioná-lo. Para maior segurança e controle de seu equipamento, recomendamos que seja elaborada uma ficha de inspeção para cada produto.
A inspeção deste produto deve compreender:
Costuras: atenção a fios soltos ou desgastados;
Fitas: atenção a cortes, desgastes por abrasão, danos ocasionados por uso, por calor, produtos químicos etc;
Cor: verifique a perda da coloração das fitas, o que pode ser motivo determinante para descarte do produto, mesmo que íntegro.
Peças metálicas: atenção a pontos de oxidação, desgastes e fissuras.
Recomendamos que as inspeções sejam feitas PERIODICAMENTE. A Ultra Safe disponibiliza um modelo de Ficha Completa de Inspeção de Equipamentos. Faça o download em www.ultrasafe.com.br e assista ao vídeo sobre Inspeção de EPI – Cinturões de segurança
Caso haja uma queda não presenciada ou não registrada, o inspetor poderá saber através do Indicador de queda costurado no cinturão.
Se a etiqueta estiver aparente, costuras rompidas e a recomendação de “Não utilize este equipamento!” aparente, significa que o cinturão sofreu o impacto de uma queda.
Caso isto ocorra o produto deverá ser “descartado”.
O tempo de vida útil, sem uso, é de 5 anos a partir da data de fabricação para equipamentos e componentes metálicos. A vida útil do produto é o termo que expressa o período no qual o produto mantém as suas características físicas e mecânicas sem considerar nenhum tipo de desgaste ou uso. Um desgaste severo, ou queda pode limitar a vida útil a uma única utilização.
Este produto segue a Política de Garantia que acompanha o produto. Em caso de dúvida ou perda do tag de Garantia, entre em contato através do site www.ultrasafe.com.br. Caso queira acionar a garantia contra defeitos de fabricação ou manutenção do seu equipamento entre em contato com sac@ultrasafe.com.br
Este produto é garantido contra qualquer defeito de fabricação.
Estão excluídos desta garantia:
Desgaste normal;
Modificações ou alterações;
Mau armazenamento;
Falta de manutenção anual obrigatória;
Limpeza fora do indicado;
Utilizações para as quais este produto não está destinado;
Oxidação por salinidade;
Armazenamento com o equipamento ainda úmido ou molhado;
Exposição excessiva à poeiras e óleos.
Tamanho 1: Cód. USC400610001
Tamanho 2: Cód. USC400610002
Sim, porque ele utiliza fivelas Fast Conect que não precisam ser abertas para vestir as perneiras. Basta folgar a s fitas das perneiras na hora de remover o cinto e ajustar as mesmas na hora de vestir o cinto novamente.
Sim, porque esta linha utiliza o sistema de cintura flutuante que facilita a acomodação do cinturão no ponto de trabalho, proporcionando maior conforto para o trabalhador.