KIT DE ACESSO POR CORDA
Esta técnica de progressão é utilizada na ausência de proteções coletivas (guarda corpos, redes de proteção, etc.), ou quando se trata de estruturas em obras incompatíveis com a utilização de meios exteriores de intervenção (cestas, andaimes, etc.). Também é o caso das intervenções pontuais de curta duração onde a instalação de proteções coletivas não se justifica. O acesso à zona de trabalho é realizado através de cordas, por pessoas especializadas e formadas em técnicas de acesso por corda.
A NBR 15475 define: “3.1- Acesso por corda é a técnica de progressão utilizando cordas, em conjunto com outros equipamentos mecânicos, para ascender, descender ou se deslocar horizontalmente no local de trabalho, assim como para posicionamento no ponto de trabalho”.
O acesso pode ser realizado desde cima (mais seguro e fácil de executar, é a técnica que tem preferência) ou desde baixo (um operário assegura a progressão, por exemplo, lançando uma corda de progressão ao redor de um ponto fixo para realizar depois uma ascensão por corda ou escalando pela estrutura). Quando o primeiro operário instala todas as cordas de progressão e de segurança, os demais trabalhadores podem progredir com o máximo de segurança.
OVAL ROSCA